Páginas

9/29/2011

QUAL A SUA VOCAÇÃO?

      Vocação é o chamado de Deus à pessoa para que assuma conscientemente a sua missão e se realize no lugar e modo de vida que lhe corresponde. Por isso, toda pessoa tem vocação e é obrigada a segui-la para ser feliz.  Porém muitas pessoas não descobrem a sua vocação, nem usam os meios para descobri-la e vivem o tempo todo deslocadas, tristes, desiludidas, conduzindo uma vida que não é a que Deus lhes assinalou.

1- CHAMADO À VIDA ou VOCAÇÀO HUMANA: é um convite que Deus faz  ao homem e à mulher para que se realizem neste mundo, como  pessoas, pondo em prática um conjunto de relações:
a.       Boa relação consigo mesmo, unificando as potencialidades internas.
b.       Boa relação com os outros, construindo comunidade, fraternidade.
c.        Boa relação com o mundo, governando a natureza e o mundo para torna-los mais humanos e habitáveis.
d.       Boa relação com Deus, sentindo-se filho de Deus.

2-      CHAMADO À VIDA CRISTÃ: é um convite de Deus ao homem e à mulher para que vivam na Igreja, os valores evangélicos que Jesus veio instaurar em sua páscoa. Quem recebeu o batismo foi chamado, vocacionado por Deus para fazer parte do seu povo eleito, de sua Igreja. Graças a Deus temos uma Igreja ministerial com muitos serviços onde todos somos chamados a servir como ‘Discípulos Missionários”.

3-      CHAMADO À VOCAÇÃO LAICAL: é um convite de Deus à todas as pessoas batizadas  a seguirem Jesus Cristo na Igreja e testemunharem sua fé no mundo secular: na família, na escola, nas profissões, na política etc.  O leigo é ao mesmo tempo o homem da Igreja no coração do mundo e o homem do mundo no coração da Igreja.

4-      CHAMADO À VIDA MATRIMONIAL: é um convite que Deus faz a duas pessoas que se amam, homem e mulher a assumirem uma aliança de vida matrimonial partilhando este amor entre si, com os filhos e com a comunidade onde vivem

5-      CHAMADO À VIDA SACERDOTAL: é um convite que Deus faz a muitas pessoas para que entreguem totalmente suas vidas à serviço do Reino. São chamados a prestar um serviço especial à comunidade. O sacerdote é um homem tirado “do meio do povo e colocado a serviço do povo”. (Hebreus 5,1)

6-      CHAMADO À VIDA CONSAGRADA: é um convite que Deus faz a muitas mulheres e homens para testemunhar Cristo de uma maneira radical, vivendo uma consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência sendo sinal do mundo futuro que há de vir.

7-      CHAMADO A SER MISSIONÁRIO: é um convite que Deus faz para todos os cristãos. “Ou a Igreja é Missionária ou não é Igreja”. Embora todos devemos nos tornar discípulos missionários, há congregações religiosas, como é o caso da congregação dos Missionários Xaverianos que têm como carisma específico a evangelização dos não-cristãos ou onde pouco foi anunciado o Evangelho.
 

E daí meu irmão e minha irmã, você já começou a pensar em sua vocação?

Caso você queira ser acompanhado(a) vocacionalmente, escreva para joaobortoloci@bol.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário