Páginas

10/17/2012

DECÁLOGO DO MISSIONÁRIO




1) Escutar – O missionário é alguém com capacidade de escuta e diálogo, que sabe adaptar-se a outras culturas, descobrindo seus valores sem se sentir superior a ninguém. Tem convicções profundas, porém, nem por isso considera-se o único possuidor da verdade.

2) Acolher – O missionário valoriza as pessoas, aprende a valorizar a hospitalidade e a acolhida dos pobres. Por isso, gosta das presenças do povo e de ser rodeado por ele.

3) Solidarizar – O missionário leva na sua formação uma grande sensibilidade humana e social com um forte sentido de justiça e verdade.

4) Resistir – o missionário sabe “agüentar” os momentos difíceis sem desistir. Faz-se presente quando precisam dele, porque sabe que a missão não tem horários.

5) Esperar – A paciência é uma das virtudes do missionário. Caminhar com um povo e colocar-se no ritmo de sua história implica saber em esperar com paciência o que vai acontecer.

6) Crer no Deus da vida – A fé em Deus o amor profundo e pessoal a Cristo sustentam o missionário. Se não houver fé, não há missão. Da fé nasce a paixão pelo anúncio do Evangelho.

7) Amar sem condições – Encontrando Deus no rosto dos pobres e dos sofredores o missionário percorre os caminhos do Evangelho, amando, como Jesus, cada irmão.

8) Rezar sem desanimar – A oração alimenta a cada dia a fé do missionário. Na oração e na escuta da Palavra de Deus, o missionário aprende a construir o Reino, com perseverança e coragem.

9) Assumir a cruz – Missão, cruz e missionário formam um trio inseparável, como foi a vida de Jesus. Não há outro caminho possível a percorrer. “A missão cresce aos pés da cruz”.

10) Ser coerente – A credibilidade do missionário apóia-se no testemunho de vida, ate as ultimas conseqüências. Às vezes, necessita começar de novo sem desanimar frente aos fracassos.
Paulo Massa
Assessor de Comunicação do Santuário.
Colaboração: Padre Zezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário