Páginas

10/26/2011

GLÓRIA A DEUS PADRE BRUNO


A santidade de S. Guido Maria Conforti, reconhecida e canonizada pela Igreja no dia 23 de outubro, foi uma marca histórica para todas as comunidades cristãs espalhadas no mundo inteiro, de maneira especial para os xaverianos, pois o seu espírito missionário de fazer do mundo uma só família “impulsionado pelo amor de Cristo” até que “Cristo seja tudo em todos” sacramenta-se para  nós como uma carisma de vida. É a nossa marca no anúncio do Reino de Deus.
No dia 23 de outubro o Bem-aventurado Guido Maria Conforti foi canonizado pelo Papa Bento XVI para a alegria de toda a Igreja, sobretudo para a Igreja Missionária, pois Dom Guido Maria Conforti foi um bispo reconhecido em sua época: O Papa João XXIII falava dele como: “bispo para a diocese e missionário para o mundo”. É este espírito missionário que precisamos beber ao celebrar a sua santidade, sobretudo nós missionários xaverianos, seguidores do seu carisma e membros de sua congregação.
No dia 24 de outubro, em meio ao clima de alegria da canonização do nosso fundador, chega a notícia da morte repentina do grande missionário padre Bruno Bosquetti à 13 anos trabalhando na missão em Moçambique, sendo ele um dos quatro primeiros a iniciar esta missão. Num clima de alegria e de choros oferecemos esta oferta agradável a Deus. Nosso coração se volta para a missão xaveriana em Moçambique onde o Pe. Bruno era um seguidor do espírito  missionário deixado pelo nosso fundador. Creio eu que S. Guido Maria Conforti quis apresentar a Deus um dos seus missionários  mais queridos  e amado pelo povo invocando as bênçãos e graça de Deus sobre a sua ‘pobre congregação que precisa se reeencantar em sua missão no anúncio do Evangelho aos não cristãos.
Pensando no pedido do profeta Eliseu a Elias antes que ele partisse para o céu, creio eu  que é este pedido que os irmãos xaverianos que trabalham em Moçambique como em toda parte do mundo deveriam fazer: “Dá nos uma porção dobrada do espírito missionário (Cf. II Reis 2,9) que moveu o Pe. Bruno em seu ardor missionário sobre todos nós, para que sejamos continuadores deste grande projeto missionário que S. Guido Maria Conforti nos deixou.

O Pe. Bruno Bosquetti tinha sempre em sua boca esta expressão: “Glória a Deus”. Demos glória a Deus pela pessoa do Pe. Bruno:

v     Pelo seu ardor missionário
v     Pela sua humanidade
v     Sua simplicidade de vida
v     Sua criatividade no anúncio do Evangelho
v     Sua capacidade de adaptação e inculturação
v     Pela sua alegria em servir
E, com as palavras do nosso Fundador, louvemos ao Senhor dizendo: “Deus não podia ter sido melhor para conosco dando-nos estes anos de vida ao Pe. Bruno em nosso meio.

Peçamos, ao Senhor da vida, que a presença do Pe. Bruno junto a Ele, que o testemunho deixado por ele seja semente de muitas vocações missionária para toda a Igreja.

GLÓRIA A DEUS SERÁ PARA SEMPRE A SUA VIDA PE. BRUNO!


Pe. João Bortoloci Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário