Páginas

12/31/2011

ANO NOVO: ANO DE GRAÇA E BENÇÃO

            Chega-se ao fim de mais um ano civil e um ano novo já desponta. Que sentido tem para nós celebrar o ano novo? Uma ocasião para trocarmos votos de paz, felicidade ... um costume social, festa  de fogos e muita comida e bebida? Para nós cristãos o novo ano litúrgico já começou com o 1º. Domingo do Advento. A Igreja participa da celebração do ano civil recordando a todos os cristãos da importância das bênçãos de Deus  para a nossa caminhada neste novo ano. Por isso, a Igreja coloca também, neste dia, a Festa de Maria mãe de Deus e o dia mundial da paz e, com ela alguns desafios:

1-    Acolher a benção de Deus com toda a abertura do nosso coração

A leitura deste 1º. Dia do ano, tirada do Livro dos Números 6,22-17 nos apresenta Deus, por meio de Moisés, abençoando o povo Israelita que implorou suas bênçãos para que eles pudessem se libertar do mal, das guerras, dos inimigos e pudessem ter paz, liberdade e vida.
Nós, também, iniciando este novo ano precisamos invocar as bênçãos de Deus. Quem não quer ficar livre do mal; quem não quer a paz em família, na comunidade, na vida, no coração, no país, no mundo? Vamos pedir as bênçãos de Deus com as próprias palavras desta leitura do Livro dos Números:

“Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Que o Senhor faça brilhar sobre nós a sua face;
Que o Senhor volte para nós o seu rosto e nos dê a paz”.

  2-  Sermos canais, instrumentos, desta benção para os outros

Precisamos ser canais de bênçãos para nossas famílias, comunidades e nosso ambiente de trabalho. Precisamos investir na nossa relação familiar dando tempo para a nossa família, criando laços profundos de amor; precisamos investir em nossas comunidades dando tempo para os encontros de formação, celebrações, grupos de vivência, etc; Precisamos investir no nosso relacionamento com Deus dando tempo para que o nosso coração seja abastecido de amor e nossos olhos se apaixonem pela leitura da Palavra contida na Bíblia.

            Precisamos dizer para o Senhor:

“Senhor, fazei de mim um instrumento de Tua paz;
Senhor, fazei de mim um instrumento do Teu amor.

3 -    Centrar toda a nossa vida em Cristo, a BENÇÃO DE DEUS

A grande Benção de Deus é Jesus Cristo. Precisamos fazer DELE o centro de nossas vidas. Precisamos fazer como os pastores: irmos ao encontro de Deus e reconhecê-lo na presença do recém nascido, deitado na manjedoura. Muitos  não o reconheceram porque esperavam um messias diferente: poderoso, rico. Por meio de Jesus Cristo, Deus nos enviou o seu Espírito que nos faz clamar: ABÁ – ó Pai.
O Papa Bento XVI proclamou para o próximo ano, o Ano da Fé. Precisamos crescer na fé, na participação na vida da Igreja fazendo de Cristo o Senhor de nossas vidas.

4 -    Optar pelos pobres e marginalizados para construir a paz

“A paz é fruto da justiça”. Sem justiça não há paz. No mundo de hoje há muitas situações gritantes de miséria, desigualdade social, corrupções, guerras, falta de liberdade, etc. não podemos cruzar os nossos braços pois na pessoa do pobre está o próprio Cristo. Por isso as comunidades cristãs não poderão deixar nunca de viver a solidariedade e incentivar a partilha não só do supérfluo, mas sobretudo colaborar para que  um novo mundo seja possível.

5 -    Sermos simples e buscar o essencial para a nossa vida

Imitando o menino de Belém no seu despojamento, vamos iniciar este novo ano nos despojando de muitas coisas, sobretudo do egoísmo, do ódio, de tudo aquilo que é secundário, sobretudo o materialismo e o consumismo; vamos centrar a nossa vida naquilo que é essencial: no amor, em Deus.

6 -    Ler os fatos e os acontecimentos à luz de Cristo como Maria

Vamos iniciar este novo ano com a atitude de Maria que não entendia tudo o que acontecia mas guardava em seu coração e meditava. O que significa meditar como Maria? Significa procurar entender a nossa vida, os fatos, acontecimentos, os problemas, as dificuldades à luz de Deus. É pautarmos a nossa vida na fé. Peçamos a ajuda de Maria:
“Nossa Senhora me dê a mão, cuida do meu coração, da minha vida, do meu destino. Nossa Senhora me dê a mão, cuida do meu coração, da minha vida, do meu destino, do meu caminho, cuida de mim”.
 
7 -    Ter um projeto de vida pessoal e comunitário

Acolher a benção de Deus com todo o nosso coração; sermos canais desta benção para os outros; centrar nossa vida em Jesus Cristo; estar do lado dos pobres e sermos construtores de paz; buscarmos sempre o essencial, isto é o amor e a luz de Deus. Que a gente possa verdadeiramente, não simplesmente começar um outro ano, um dia a mais na folhinha, mas que busquemos de verdade nascer de novo, abrindo nosso coração para acolher as bênçãos e graças de Deus.

Que Deus nos dê a sua graça 
e a sua benção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário