Páginas

8/31/2012

Vocação Missionária [Terceira Parte]


Deixar Tudo

É muito próprio de cada pessoa amar o que é seu: a sua família, o ambiente onde nasceu, as pessoas com quem partilhou parte da vida, a cultura do seu povo ou do seu país. Os brasileiros de modo particular, são famosos no mundo pela saudade que sentem da sua terra e da sua gente. Deixar tudo e partir, de qualquer forma, é sempre algo exigente para todas as pessoas, independente da cultura, e muitos não conseguem cortar os laços. Tantas pessoas se sentem chamadas a dedicar a vida de forma plena pelo Reino, numa vocação de especial consagração, mas não querem deixar a própria pátria para viver em outras terras. É por isso que se fala que a vocação missionária é uma vocação específica.

Deixar não é tudo

Não basta deixar, é preciso antes de tudo, ter dentro de di um grande amor a Deus e uma grande paixão pelo Reino, a tal ponto que leve o missionário a amar de coração o povo para o qual ele foi enviado. A missão que nasce de Deus só pode ser vivida como expressão de amor. Por isso, o missionário busca aprender bem a língua do povo ao qual foi enviado, conhecer e valorizar a sua cultura e amar tudo aquilo que o povo ama.

A Missão Ad Gentes é convite para o jovem de hoje


Novo é tudo aquilo que foi criado e permanece mesmo com o passar do tempo: um livro é sempre algo novo, atual. Com o advento da tecnologia que vivemos hoje, há sempre coisas novas no mercado, celulares, computadores, Tablets etc; mas não tão novas, pois são novidades, e precisam sempre de remodelagens para serem atrativas e funcionais. A novidade é sempre superada facilmente, você conhece perfeitamente o que é IpodIpedIphone, mas já parou para pensar que ao menos duas vezes ao ano um novo modelo é apresentado? E isso é novo? 


São novidades sim, mas a novidade passa logo, pois a atenção dada é apenas momentânea ocasionada pelo desejo de posse, se você possuir, logo terá necessidade de possuir o “novo” modelo 2013, 2014, e isso não tem fim.

O que é novo então? O novo é tudo aquilo que leva a uma satisfação, e ao mesmo tempo a uma quietude, e a permanecer. A palavra de Deus é sempre nova, o convite de Jesus Cristo é sempre novo, a sua missão é sempre um convite; a missão ad gentes é o convite de uma vocação específica. Isso é novo para você?

Os jovens de hoje ainda topam este desafio da missão Ad Gentes? Você toparia? É preciso ter um coração grande e muita vontade de doar a própria vida. O amor pela pessoa de Jesus Cristo, o anuncio do evangelho aos povos e o testemunho de uma espiritualidade marcada pela doação e pelo serviço, são motivações vivas que continuam sempre novas, e convidam outros jovens à consagração e à vida missionária.


Adaptação do artigo de: BALSAN, Luiz; GIRARDI, Lírio. Vocação Missionária. Revista MISSÕES, Ano 30, n. 8, abr. 2003. Formação Missionária, p.20. [Terceira Parte - Conclusão]

Nenhum comentário:

Postar um comentário