Páginas

7/25/2013

ESPERANÇA NA JUVENTUDE

O PAPA  DAS SURPRESAS DE DEUS

Chegou a grande SEMANA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE e com ela a
chegada do PAPA FRANCISCO. Ele parte carregando sua pequena mala e chega com alegria distribuindo o acolhimento e a ternura que vem de Deus.

O PAPA DO POVO

Há um ditado que “Deus escreve certo por linhas tortas” e foi isso que aconteceu já na chegada com o erro do percurso do aeroporto para a Catedral onde o papa se viu no meio do povo, cercado pelo povo, sem medo do povo, sobretudo dos pobres. Fica com o vidro da porta do carro aberto saudando, tocando e sendo tocado pelo povo. Os jornais internacionais chamaram a atenção das autoridades brasileiras pelo risco que deixaram o papa correr. Porém ele quer correr o risco e tomou um banho do amor, do carinho e da fé do povo brasileiro e, ao mesmo tempo deu um banho de ternura.

O PAPA QUE ACREDITA NOS JOVENS

Chegou pedindo licença para entrar em nossa casa batendo na porta do coração. Exalta a afetividade e o carinho do povo brasileiro e nos trás com presente nem ouro e nem prata e sim  Jesus Cristo. Fala com simplicidade e autoridade usando ditados populares como “a juventude é a pupila dos nossos olhos”. Precisamos cuidar com carinho dela senão vamos andar nas trevas. A juventude é a janela por onde entra a esperança no mundo e Cristo bota fé nos jovens e os convoca para serem discípulos e fazer discípulos entre todas as nações.

O PAPA DA TERNURA

Manifesta de muitas maneiras a ternura de Deus Pai e Mãe, de maneira
especial no encontro com as crianças. Já foram muitas as crianças abraçadas e beijadas pelo papa neste pouco tempo de presença no Brasil. Ele mesmo toma a iniciativa de pedir para  parar o carro para acolher os pequenos. Porém ele mesmo diz que não basta um abraço, é preciso estender a mão, ser defensor da vida. O seu olhar de ternura diante de Imagem de Nossa Senhora Aparecida tocou profundamente no coração do povo.

O PAPA DA DEVOÇÃO MARIANA

Viemos bater à porta da casa de Maria e entregar para ela a Jornada Mundial da Juventude. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora Ela nos pede: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo 2,5). Sim, Mãe nossa, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria. Sem Cristo não há luz, esperança e futuro. Longe dele o vinho da alegria se esgota. Sempre que tivermos uma cruz para carregar, Maria está ao nosso lado para nos ajudar. Recebe de presente a imagem de Nossa Senhora Aparecida, beija-a com ternura, abençoa o povo com ela e sai no final da celebração com ela ao colo saudando com alegria os devotos marianos.

O PAPA DO CONCÍLIO VATICANO II

Na celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II a Igreja recebeu de presente o Papa Francisco que está resgatando a imagem da Igreja “Povo
Deus”. Ele disse que o Documento de Aparecida é fruto do trabalho dos pastores mas também da fé do povo simples dos romeiros e devotos de Nossa Senhora. Ele vem para confirmar, revigorar a nossa fé e nossa caminhada de Igreja  “Povo de Deus”. Vem acender em nossos  corações a esperança de uma Igreja que se renova, que continua a sua incessante reforma. Quantos gestos significativos: pela primeira vez um papa subiu a escada do avião carregando nas mãos a sua maleta, sem confiá-la aos seus colaboradores. Eleito papa no dia  13 de março, antes de dar a bênção apostólica ao povo, pediu que o povo invocasse para ele a bênção de Deus e se inclinou em um silêncio de adoração a Deus, de oração a Deus, mas também de profunda comunhão. Em muitos momentos recordou a presença da Igreja que nos acompanha e que conta conosco na missão de evangelizar.

O PAPA DA ESPERANÇA

Falando aos Jovens da dependência química fez um apelo: “não deixem que
lhes roubem a esperança.Não roubemos a esperança dos outros. Sejamos portadores de esperança. Os jovens experimenta muitos ídolos que parecem dar esperança porém que levam a frustrações profundas. Não esqueçamos o nosso compromisso missionário de levar a Palavra de Deus à todos, sobretudo aos que mais sofrem. Precisamos trabalhar contra a sociedade do descartável e do egoísmo. Na homilia da Missa em Aparecida deixou-nos três atitudes fundamentais:
1- Conservar a esperança: porque a força de Deus é mais forte do que o mal. Tenham sempre no coração esta certeza: Deus caminha a seu lado.
2- Deixar-se surpreender por Deus: Deus sempre nos reserva o melhor e nos surpreende com o seu amor.
3- Viver na alegria: Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. 

      "Queridos irmãos e irmãs, sejamos luzeiros de esperança! Tenhamos uma
visão positiva sobre a realidade. Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor: eles são um motor potente para a Igreja e para a sociedade”.


MUITO OBRIGADO PAPA FRANCISCO

Pe. João Bortoloci Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário