Páginas

5/16/2015

FESTA DA ASCENSÃO DO SENHOR


É a festa dos Teófilos ( “amigo de Deus”). Um convite para seguir o caminho de Jesus, olhando para o futuro e entregando-nos à realização  do projeto de salvação e libertação, que Ele veio apresentar e passou para as mãos da Igreja, animada pelo Espírito Santo.

1- Festa da plenitude da páscoa: Os relatos da ascensão do Senhor não querem indicar o afastamento de Jesus deste mundo. Querem, sim, revelar plenamente quem é Jesus, conforme já anunciado nas Sagradas Escrituras: o Messias sofredor que é glorificado. Revelam também que a missão de Jesus deve ser continuada pelos seus discípulos. O Espírito Santo, promessa de Deus, é a força do alto que revestirá os discípulos missionários. Sem essa força, prevalecem os interesses próprios e as ambições de poder. Confessar a fé em Jesus que morreu, ressuscitou e subiu ao céu é voltar o olhar para a realidade deste mundo e comprometer-se com sua transformação.

2- Festa missionária: É o TÉRMINO da missão terrena de JESUS, embora continue sua atuação mediante o Espírito Santo...É o INÍCIO da missão da IGREJA: Ela deve continuar o que Ele começou. Jesus lhes anuncia o que o Pai prometeu: a força do alto. Enquanto isso não acontece, pede-lhes que permaneçam em Jerusalém para que sejam revestidos da força do alto para que sejam minhas testemunhas até os confins da terra. O Documento de Aparecida nos diz: como Igreja de Jesus Cristo, precisamos passar de uma Igreja de Batizados para uma Igreja de discípulos missionários.

3- Festa da esperança: Fortalece nossa ESPERANÇA.  Nós saímos de Deus para um dia voltarmos a ele... É a fascinante vocação do homem, elevar-se, emigrar para um mundo novo...É um movimento para o alto, um impulso para o infinito... uma procura da vida que não tem fim... E Jesus, que se eleva, nos convida para esta aventura maravilhosa.   "Subiu não para se afastar da nossa humildade, mas para nos dar a esperança  de que um dia iremos ao seu encontro, onde ele nos precedeu.

4- Festa da benção e da adoração: É em Betânia que ele os abençoa enquanto se eleva ao céu. As pessoas aí abençoadas tornar-se-ão portadoras da bênção divina a todos os povos. Na carta aos Efésios o apóstolo nos diz: O conhecimento de Deus dá-se por sua graça. É ele que nos concede “o espírito de sabedoria e de revelação”; é ele que “ilumina os olhos do coração” para compreendermos “a extraordinária grandeza do seu poder para nós” manifestada em seu Filho, Jesus Cristo.

5- Festa da unidade dos cristãos:
                                                   Nesta semana, situada entre as festas de
Ascensão e Pentecostes, celebra-se no Brasil a “semana de oração pela unidade dos cristãos”, com o tema: “Dá-me de beber” (Jo 4,7). Participar desse grande mutirão em favor da unidade das Igrejas cristãs é expressão concreta de pertença ao Corpo de Jesus e de edificação do seu reino de fraternidade no mundo.
Jesus Cristo e a Igreja formam um corpo. Ter essa consciência implica cuidar uns dos outros com muito carinho e respeito. Significa responsabilizar-se pela promoção da vida, dando prioridade aos membros que sofrem. Significa acolher os que são diferentes, sem julgamentos superficiais, mas exercitando o diálogo e a mútua compreensão, vivendo o ecumenismo.

6- Festa do Dia Mundial das Comunicações Sociais
Considerei  oportuno que o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2015 tivesse como ponto de referência a família. Aliás, a família é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar. Voltar a este momento originário pode-nos ajudar quer a tornar mais autêntica e humana a comunicação, quer a ver a família dum novo ponto de vista. Podemos deixar-nos inspirar pelo ícone evangélico da visita de Maria a
Isabel (Lc 1, 39-56).
«Visitar» supõe abrir as portas, não encerrar-se no próprio apartamento, sair, ir ter com o outro. A própria família é viva, se respira abrindo-se para além de si mesma; e as famílias que assim procedem, podem comunicar a sua mensagem de vida e comunhão, podem dar conforto e esperança às famílias mais feridas, e fazer crescer a própria Igreja, que é uma família de famílias.
A família pode ser uma escola de comunicação feita de bênção. E isto, mesmo nos lugares onde parecem prevalecer como inevitáveis o ódio e a violência, quando as famílias estão separadas entre si por muros de pedras ou pelos muros mais impenetráveis do preconceito e do ressentimento, quando parece haver boas razões para dizer «agora basta»; na realidade, abençoar em vez de amaldiçoar, visitar em vez de repelir, acolher em vez de combater é a única forma de quebrar a espiral do mal, para testemunhar que o bem é sempre possível, para educar os filhos na fraternidade. (tirado da carta do Papa Francisco para o dia mundial das comunicações sociais- 2015).

7- Festa da presença e da novidade do amor de Deus:
                                                    A Ascensão de Jesus é o
preparo da nossa Ascensão:"Vou preparar um lugar para vocês...", disse Jesus aos Apóstolos. Jesus preparou esse lugar, voltando para o Pai...   Compete agora a nós conquistar esse lugar... E nós enquanto aguardamos a nossa Ascensão, não podemos ficar de braços cruzados, apenas olhando para o céu. Pelo contrário, devemos cumprir a ordem deixada por Cristo: "Vocês serão as minhas testemunhas..." Como o Pai me ama, assim também Eu vos amei!” João 15,9 ; “Como o Pai me enviou, assim também Eu vos envio!” João 20,21.


joaobortoloci@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário