Páginas

9/29/2011

MARIA: OLHAR QUE LIBERTA

1-      Maria tem um olhar que liberta porque colocou Jesus no centro da sua vida e nos ensinou a fazer o mesmo.  Sempre fui devoto de N.S. Aparecida. Escolhi como lema de minha ordenação sacerdotal o grande pedido que MARIA fez aos serventes nas Bodas de Cana: “Fazei tudo o que Jesus vos disser. Ide pelo mundo inteiro e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os  em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2-      Maria tem um olhar que liberta porque  se deixou conduzir pelo Espírito de Deus como Jesus: O Espírito do senhor está sobre mim e ele me ungiu para a anunciar a Boa Notícia aos pobres... Maria também: O espírito Santo está sobre ti... e ela concebeu pelo poder do Espírito Santo. O programa de Jesus é também o de Maria.

3-      Maria tem um olhar que liberta porque ofereceu ao mundo a Boa Notícia da Salvação. Pelo sim de Maria, Jesus, o nosso salvador e libertador nos trouxe a salvação.
4-      Maria tem um olhar que liberta porque sabe ler os sinais dos tempos e tem a coragem de ser profeta. O Canto de Maria, o magnificat é um canto profético onde Maria proclama que Deus vai derrubar do trono os poderosos e vai elevar os humildes; que ele vai saciar os famintos e vai mandar embora os ricos de mãos vazias.
            
5-      Maria tem um olhar que liberta porque não teve medo da cruz: caminhou com Jesus até ao calvário, participou da crucificação de Jesus. Ela nos ensina a perseverança no projeto de Jesus.

6-      Maria tem um olhar que liberta porque foi discípula missionária de Jesus Cristo. Junto com ela queremos estar atentos uma vez mais à escuta do Mestre, e ao redor dela, voltarmos a receber com muita força ao mandato missionário de seu Filho: “Vão e façam, discípulos de todos os povos” (Mt 28,19). Escutamos Jesus como comunidade de discípulos missionários que experimentaram o encontro vivo com Ele e queremos compartilhar com os demais essa alegria incomparável todos os dias. (DAp 364)
          
7-      Maria tem um olhar que liberta porque em Aparecida assumiu a cor negra e foi encontrada quebrada para mostrar que havia um povo quebrado pelo racismo, preconceitos, desigualdades sociais e que uma mãe quer ver todos os seus filhos com os mesmos direitos, vivendo na igualdade.

8-      Maria tem um olhar que liberta porque se tornou uma Escola de Fé. No congresso de Aparecida o Papa Bento XVI nos disse: Permaneçam na escola de Maria. Inspirem-se em seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, envia a vocês a partir do alto”(DAp 270). Acolhamos as luzes vindo do alto.

9-      Maria tem um olhar que liberta porque me enviou para anunciar o Evangelho na África para retribuir um pouco de tudo aquilo que os negros fizeram por nós e, sobretudo para dar-lhes o maior presente que se pode imaginar: Jesus Cristo e sua palavra libertadora, testemunhando que Deus é um Pai que nos ama.

10-  Maria tem um olhar que liberta porque reavivou o meu sacerdócio e o meu espírito missionários nos dez anos que vivi na missão de Dondo em Moçambique. Fez-me crescer na Paixão por Jesus Cristo, na Paixão pela humanidade; na Paixão pela missão, pelo Reino de Deus, pela vida. Por isso eu rezo e canto com este refrão desta música de Roberto Carlos: Nossa Senhora, me dê a mão/ cuida do meu coração/ da minha vida/ do meu destino/ Nossa Senhora/ me dê a mão/ cuida do meu coração/ da minha vida/ do meu destino/ do meu caminho/ cuida de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário