Páginas

1/18/2012

O ARDOR MISSIONÁRIO: Fazendo memória de Dom Luciano Mendes de Almeida


Para Jesus Cristo, a missão nasce do amor. Quando, após a Ressurreição, o Divino Salvador envia os discípulos para anunciar a Boa Nova da Paz, manifesta a sua vontade de que todos conheçam e coloquem em prática os seus ensinamentos.

Sua intenção é de dar ao mundo condições de uma Vida nova, que prepare a plenitude da vida eterna e feliz. Diante de um mundo mergulhado na desigualdade social, na violência, na rivalidade e na desordem de valores, Jesus traz a todos sua mensagem de perdão dos pecados, de reconciliação e partilha fraterna.

A proclamação do Evangelho é para Deus o caminho de uma conversão nas atitudes pessoais e no relacionamento entre grupos, povos, nações. A ação de Deus é pedagógica. Educa-nos para o respeito, estima e amor gratuito e introduz, assim, no coração humano, um dinamismo de reconciliação, concórdia e paz.

Cabe aos discípulos de Jesus discernir os “sinais dos tempos” e perceber onde são chamados a atuar pelo testemunho e pela palavra. Na atual conjuntura torna-se necessário iluminar com o Evangelho o valor da vida humana, desde o primeiro momento de sua concepção até seu termo natural. A dignidade de cada pessoa, à luz do amor a Deus, precisa ser cada vez mais defendida e promovida numa sociedade que continua gerando milhões de excluídos sociais.

Todos os cristãos, mas especialmente os líderes, são chamados a refletir sobre a especial missão que lhes compete. Quando a vida humana é colocada em constante risco por agressões, seqüestros, ações exorbitantes de poderio militar, atos covardes de terrorismo contra inocentes, aumento da miséria e pesquisas científicas sem critério ético, temos o dever de reafirmar a dignidade e inviolabilidade da vida humana, dom de Deus.

Em nosso País há algo de característico em relação à missão evangelizadora. Somos uma nação iluminada pela revelação cristã e com séculos de vivência católica. Temos, assim, a sedimentação histórica dos valores evangélicos da família, da convivência fraterna, do respeito ao pluralismo, da integração da etnia e nacionalidade, da capacidade de perdão e outras marcas da mensagem de Cristo. Frente às demais nações, somos chamados a manifestar nossa fé e anunciar a outros grupos sociais a beleza e a força transformadora do Evangelho.

A missão de evangelizar é, assim, fruto do zelo em oferecer a outros os ensinamentos de Jesus. O zelo missionário é a expressão de nossa vontade de fazer o bem aos que ainda não conhecem a beleza insuperável da misericórdia e do perdão de Jesus Cristo.

É a hora de muitos jovens assumirem a alegria da missão nos ambientes em que vivem, difundindo a Boa Nova de justiça e de concórdia. Unamos nossas preces para que Deus abençoe ainda mais a generosidade de nossos jovens. Nossa Mãe e Senhora os anime e ajude. Possam, com entusiasmo, alegria e coragem levar a muitos outros povos a beleza incomparável do Evangelho.

JOVEM! VOCÊ NÃO QUER SER UM DELES NA MISSÃO DE EVANGELIZAR O MUNDO?


Escreva para mim: Padre João Bortoloci Filho  Email: joaobortoloci@bol.com.br
                                                                       Fone:   (19) 3887-1925

Um comentário:

  1. NOSSA A CADA DIA EU FICO MAIS APAIXONADA POR ESSA CONGREGAÇÃO, SINTO UMA VONTADE DE SAIR PELO MUNDO TAMBÉM A EVANGELIZAR.SEGUIR OS PASSOS DE JESUS.

    ResponderExcluir