Páginas

5/03/2012

PARA QUE O MUNDO SE TORNE UMA SÓ FAMÍLIA

Por: Pe. Estêvão Raschietti, sx




O Evangelho de Jesus é Boa Notícia para os pobres, mas é notícia ruim para os ricos. Eis a mensagem da parábola do homem rico, que vive dando festas e deixa o pobre Lázaro com as migalhas (cf. Lc 16,19-31). Esta situação ilustra bem a realidade do nosso mundo onde os ricos se tornam cada vez mais ricos, enquanto os pobres, cada vez mais pobres.
A Palavra de Deus é clara: é necessário converter-se, deixar de ser egoístas, deixar de acumular riquezas para tornar-se discípulos do Senhor que anunciam, com a voz e com a vida, um mundo mais justo e fraterno, denunciando toda desigualdade e toda injustiça. O reino de Deus é a realização das promessas proclamadas por Maria: “derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes” (Lc 1,52). É o advento da vida plena para todos!
Muitos missionários e missionárias ao longo do séculos foram anunciando esse reino de Deus em todos os cantos do mundo espalhando vida, cuidando dos pobres, defendendo a causa dos excluídos, curando os leprosos, defendendo o direito das vítimas da injustiça e da opressão. Foram reconhecidos e acolhidos pelos povos através de seu testemunho de vida íntegra, alegre, fraterna, solidária. Apesar das luzes e sombras na história da evangelização, muitos missionários e missionárias souberam reconhecer e valorizar as culturas, as sabedorias e as pessoas junto às quais foram enviados.
Os xaverianos, dentre eles, foram antes à China e depois a vários países da África, da Ásia, das Américas e da Europa. Dom Guido Maria Conforti transmitiu-lhes um grande ideal: fazer com que o mundo se torne uma só família. Para isso, uma verdadeira transformação há que acontecer: as desigualdades devem ser sanadas, os ricos devem possuir apenas o necessário e a partilha deve reinar. “Ricos, chega de luxo!”, ele dizia com veemência, “todo o supérfluo não é mais de vocês: é patrimônio dos pobres!”.
Em resposta a esse desafio, muitos missionários xaverianos e xaverianas ainda hoje saem de sua terra e de sua casa para tornar-se próximos dos Lázaros da vida. Muitos jovens de vários países se dispõem a seguir Jesus pelo caminho da missão além-fronteiras, doando sua própria vida, suas energias, seus talentos, seus sonhos. Ser xaveriano é um caminho de conversão, de missão e de partilha junto às vítimas do mundo todo.
Você também pode tornar-se um de nós junto com sua família para uma família muito maior, acreditando que um outro mundo, sem Lázaros nem ricos, é possível. Comece a mudá-lo mudando você mesmo. Venha caminhar conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário