Páginas

8/20/2012

ATENÇÃO AOS SINAIS DE VOCAÇÃO


Falar de vocação pode nos remeter a vários significados, e um deles pode ser qual a opção profissional escolher para sua vida. Também poder significar qual o sentido que você deseja dar a sua vida e a sua história. Vocação não é apenas escolha no que “atuar”, não é “sorte”. Você sente algo de diferente em seu interior quando está diante de situações que o mundo vive? Catástrofes, violência, pobreza, carência de Deus, carência de amor.... 

Diante disso, você sente vontade de se aproximar daqueles que se doam e vivem de maneira diferente cuidando de crianças abandonadas, jovens viciados, pessoas doentes, idosos desamparados, situações de violência, de corrupção...você sente vontade de se aproximar daqueles que deixam tudo e decidem doar a vida em lugares em que dinheiro nenhum levaria um profissional a trabalhar... 

Se diante disso você sente vontade de fazer alguma coisa, e ao pensar desta maneira você se sente bem, se entusiasma, sente-se atraído e acaba gostando da ideia, sem mesmo saber o por quê. Aos poucos, você vai descobrindo que isso é um valor, e se realmente sentir que deseja viver desta maneira, pense que isso é sinal de vocação. Não tenha dúvida, esta inclinação para estes sinais revelam uma vocação.

O importante é conhecer a si mesmo, prestar atenção aos sentimentos e emoções e perceber para onde eles se inclinam. O chamado de deus (vocação), que é muito pessoal, se encaixa em nossa natureza, em nosso jeito de ser. Quando deus chama alguém para uma determinada vocação, esta pessoa tem as condições para realizá-la.

AS APTIDÕES DE CADA UM

“Numa floresta, os animais resolveram fazer algo diferente com seus filhotes em crescimento. Montaram uma escola moderna. 

Prepararam um dos melhores locais, escolheram ótimos professores e material didático de primeira. Elaboraram um programa para ninguém botar defeito. Nas fichas de matrícula, fizeram questão de colocar bem em evidencia a principal aptidão do filhote, mesmo sabendo que para conseguir o diploma final do curso, os alunos precisavam se sair bem em todas as matérias.

As aulas começaram. Passaram apenas alguns dias e os problemas começaram a aparecer. O pato, que tirava sempre 10 com louvor em natação, chegava sempre em último na corrida e era um desastre em música. Para não perder o ano, precisou de um professor particular e para dar conta do recado, começou a descuidar-se da natação. De tanto praticar corrida, a membrana de seus pés avariou-se e o pobre pato se machucou. 

A lebre tirava sempre nota máxima na corrida, mas no voo, no canto e na natação era uma catástrofe. De tanto nadar ficou doente o que a levou a fracassar no que era seu forte: a corrida. E assim foi acontecendo com os demais bichinhos: cisnes, esquilos, rouxinóis.... Ante tanto fracasso, a escola foi fechada e cada um voltou a exercitar-se e a valorizar suas aptidões. 

Moral da história: Deus é pai e nunca nos pedirá o impossível. A graça do chamado não atropela a natureza, está sempre dentro de nossas possibilidades. Preste atenção aos sinais e vá buscando descobrir qual é o seu lugar nesta orquestra que é o mundo. Busque até encontrar o instrumento que você está sendo chamado a tocar, para que a harmonia seja perfeita. Não seja mais um espectador. Reflita.

Você tem consciência do quanto é importante conhecer-se para começar a organizar o seu futuro? Você já tentou esta busca? 

Já percebeu quais são os instrumentos a serem usados para chegar à descoberta do seu lugar no projeto de Deus? 

Se você sente algo de diferente em seu interior, pense sobre as suas aptidões, e de que forma poderá responder ao chamado de Deus para sua vida.

Adaptação do artigo de: FRANZOI, Rosa Clara. Atenção aos Sinais. Revista MISSÕES, Ano 30, n. 3, abr. 2004. Pró-Vocações, p. 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário