Páginas

10/05/2012

MARIA E O MÊS MISSIONÁRIO


Louvo e agradeço a Deus pela pessoa de Maria por ela ter feito sempre a vontade de Deus e nos convidar para que fizéssemos tudo o que Ele nos disser.  No dia 15 de outubro completo 29 anos de sacerdote missionário xaveriano e a passagem do evangelho escolhida e proclamada em minha ordenação foi a de Bodas de Caná de onde tirei o meu lema sacerdotal : “Fazei tudo o que ele vos disser”. O que será que o Senhor está nos dizendo nestes dias para a gente fazer?  Gostaria de elencar alguns pontos onde sinto Maria, primeira discípula missionária de Jesus Cristo nos convidando a assumir com muito carinho.

1- Concílio Vaticano II: O Concílio Vaticano II foi aberto sob o papado de João XXIII no dia 11 de outubro de 1962 e terminado sob o papado de Paulo VI em 8 de dezembro de 1965. O Papa João XXIII falou que a Igreja precisava abrir as janelas e deixar entrar o vento do Espírito Santo. Deste concílio nasce uma igreja mais comprometida com a vida do povo, mais perto do povo até as celebrações na língua do povo, uma igreja comprometida com os sinais do tempo e com a  realidade vigente do homem moderno.  Celebrar os cinqüenta anos do Concílio Vaticano II é cantar, com Maria, o Magnificat dizendo que Deus fez por nós maravilhas e que nós precisamos conhecê-lo em profundidade e passar de geração para geração.

2- Ano da fé: O “Ano da fé” será aberto no dia 11 de outubro de 2012, na festa de Cristo Rei, e terminará no dia 24 de novembro de 2013. Ele será um momento de graça e de compromisso para uma conversão sempre mais completa a Deus, para reforçar a nossa fé e anunciá-la com alegria aos homens de nosso tempo”. O Papa Bento XVI afirma que decidiu proclamar o ano para mostrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé, mostrando que a Igreja a realiza também através do testemunho prestado pela vida dos crentes. Maria de Nazaré, aumente a nossa fé.

3- Documentos da Igreja da América Latina; Medellín, Puebla, Santos Domingos, Aparecida: Opção pelos pobres; Dar de nossa pobreza partilhando os desafios e experiências de nossa Igreja. Fazer com que a Igreja passe de “uma Igreja de batizados para uma Igreja de discípulos missionários. Foram momentos de graças para a Igreja do nosso continente e do mundo inteiro. Maria esteve sempre presente com o seu poder de Mãe da Igreja, de intercessora para que fizéssemos sempre o que o seu Filho disser sobretudo, assumindo cada vez mais a nossa responsabilidade missionária para com o mundo todo.

4- MARIA, ESCOLA DE FÉ: No congresso de Aparecida o Papa Bento XVI nos disse: Maria Santíssima, a Virgem pura e sem mancha é para nós escola de fé destinada a nos conduzir e a nos fortalecer no caminho que conduz ao encontro com o Criador do céu e da terra.  O Papa veio a Aparecida com viva alegria para nos dizer em primeiro lugar: Permaneçam na escola de Maria. Inspirem-se em seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, envia a vocês a partir do alto”(DA 270).

5- 3º. Congresso missionário nacional: Palmas, TO, 12 a 15 de julho de 2012. O Congresso nos convidou a refletir sobre a missão da Igreja num mundo secularizado e pluricultural, a 50 anos do Concílio Vaticano II. Voltam a ressoar em nós as palavras da Evangelii Nuntiandi: “a ruptura entre o Evangelho e a cultura é sem dúvida o drama da nossa época” (EN 20). Nestes dias morreu um grande cardeal italiano chamado Cardeal Martini e ele, antes de morrer deu uma entrevista onde falava que a nossa Igreja está bastante atrasada em relação ao avanço da ciência e da cultura. Num tempo em que o diálogo tornou-se um dos pontos vitais do nosso serviço ao Reino, o Missionário , firme na sua fé, deixa-se questionar pelas outras culturas e religiões para discernir e acolher as sementes do Verbo pronto e sempre desejoso “de dar razão da própria esperança”.

6- Objetivo da Igreja do Brasil para 2011-2015: Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo. Diante deste objetivo tão lindo o meu coração volta-se para Maria, Mãe da Igreja, para que ela interceda por  todos nós a fim de que este objetivo, de fato, seja luz em nossa caminhada.

7- Nova Evangelização: Olhando o mundo de hoje do ponto    de vista da  evangelização, podemos distinguir três situações distintas:

1- Povos, grupos humanos, contextos socioculturais onde Cristo e o seu Evangelho não é ainda conhecido. Esta é propriamente a missão Ad Gentes que compreende 70% da humanidade.

2- As comunidades cristãs  já formadas: é o cuidado pastoral normal das nossas igrejas  e compreende 3% da humanidade.

3- Uma situação intermédia: grupos inteiros de batizados que perderam o sentido vivo da fé. Aqui precisa de uma Nova Evangelização. Compreende 7% da humanidade.

NÚMEROS QUE NOS ACUSAM
Em 2012 o mundo tem (+ ou - ):
  • Habitantes: 7.000.000.000
  • Cristãos: 2.100.000.000 (30%)
  • Não cristãos: 4.900.000.000 (70%)


NÚMEROS QUE NOS DESAFIAM Em 2012
  • 70% precisam de Missão Ad Gentes
  • 27% precisam de Nova Evangelização
  • 3%  precisam de Serviço Pastoral

8- Valorização dos Leigos: "Os cristãos leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, homens e mulheres do mundo no coração da Igreja" (Puebla 786).  “Os leigos são especialmente chamados a tornarem a Igreja presente e ativa naqueles locais e circunstâncias em que só por meio deles ela pode ser o sal da terra" (LG 31). Ou seja, o lugar próprio dos leigos, o seu "ministério" primeiro, poderíamos dizer, é serem "sal da terra" e "luz do mundo", testemunhando o Evangelho no seu trabalho, na sua família, nos âmbitos sociais, políticos, econômicos e culturais em que se movem. Os cristãos leigos são fundamentais para o crescimento da dimensão missionária da Igreja, por isso devem sempre atuar com o mundo na mão.

9- As vocações:  “Caríssimos jovens: não venho pedir a oferta do seu dinheiro. Venho propor-lhes algo bem maior. Se o Senhor o quer, se vocês acham que dão conta disso, venho em nome de Deus pedir o sacrifício da sua juventude, de sua inteligência, de suas energias e dos sonhos mais legítimos e queridos. Venho pedi-lo no nome daquele que deu a si mesmo para nós: Jesus Cristo”. “Levantem seus olhos e vejam: a messe é verdadeiramente grande, mas poucos são os operários... Jovens cristãos, se Deus os faz sentir seu amoroso convite, respondam sem vacilar: „Eis-me, Senhor! Te seguirei aonde tu queiras...”. À exemplo de Maria não tenha medo de dar o seu sim a Deus.

JOVEM! se voce quiser aprofundar o chamado de Deus em sua vida
       fale comigo: Pe. João -  fone (19) 3887-1925 ou me  escreva:
       joaobortoloci@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário