Páginas

1/14/2013

SER BATIZADO


BATISMO DE JESUS E A NOSSA MISSÃO

            Quem sabe o dia em que nasceu? E o dia em que foi batizado?
            A festa do batismo de Jesus recorda o dia em que Jesus foi batizado e a missão que o Pai lhe confiou. Esta festa nos convida a renovarmos o nosso batismo e nos propormos a um maior engajamento em nossa missão de batizados, que segundo o Documento de Aparecida é de sermos Discípulos Missionários de Jesus Cristo.
            Será que Jesus precisava ser batizado? Ele era o Filho de Deus; não tinha pecado. É bom sabermos que o batismo que  João  realizava  não é o batismo que nós recebemos e que nos torna filhos de Deus. Era um batismo de conversão dos pecados e de preparação para acolher Jesus Cristo. O nosso batismo vem a partir de Jesus Cristo, por meio de sua Igreja.
            Más se Cristo não precisava de conversão por que quis ser batizado por João Batista? Quis ser batizado para assumir a humanidade pecadora e caminhar com ela rumo à libertação e salvação.
           
O batismo de Jesus foi acompanhado de 3 fatos um pouco estranho:
1)      Os céus se abriram
2)      O Espírito desceu sobre forma de pomba
3)      Ouviu-se uma voz do céu

O QUE SIGNIFICA ESTES ACONTECIMENTOS?

a)      Os céus se abriram: refere-se a uma profecia de Isaías onde ele pede a Deus para abrir os céus e estabelecer novas relações de amizade com os homens. Em Jesus se realiza esta profecia.
b)      O Espírito desce sob a forma de pomba: a imagem da pomba refere-se à ternura com o qual este pássaro se aproxima do ninho onde se encontra os filhotes. O Espírito de Deus que tomou posse de Cristo foi a prova de amor e caridade de Deus para com as pessoas e que comunica força para cumprir a sua missão.
c)      Voz do céu: foi uma maneira de apresentar solenemente a Jesus e de confirmar que Jesus é o enviado por Deus como o servo do qual fala o profeta Isaías na 1ª. Leitura: Jesus é o escolhido, apoiado, querido a quem Deus colocou o seu Espírito: o Filho amado.


            QUAL É NOSSA MISSÃO DE BATIZADOS?

v     É a de sermos aliança de Deus com o seu povo, isto é, manifestar ao povo que Deus o ama e que está sempre perto dele.
v     Como diz Isaías: é a de sermos luz das nações para abrir os olhos aos cegos, tirar da cadeia os presos e do cárcere os que moram na escuridão, isto é, ajudar as pessoas a serem livres para que possam sentir o prazer em viver.
v     Não quebrar de vez a cana fendida e nem apagar a chama que ainda fumega, isto é, manter, alimentar a esperança e a fé no povo de que o mundo vai ficar melhor e que vão superar as injustiças e as misérias.
v     Levar o direito às nações: isto é, que a justiça de Deus se estabeleça no meio do seu povo.
v     E, a exemplo de S. Pedro, nossa missão é não fazer distinção de pessoas e povos mas anunciar a palavra de Deus à todas as nações: sermos uma Igreja missionária.

Celebrarmos o batismo de Jesus é entrarmos nesta experiência de ver o céu se abrindo e ouvir a voz do Pai se manifestando a nós pelo seu Espírito: “Este é o meu Filho amado, escute o que ele diz”.
      Que o Espírito do Senhor crie em nós esse desejo de ouvir a voz vinda do céu. Que ele mesmo nos conduza à oração e ao silencio e desperte os nossos corações para sermos como Jesus: servidores e servidoras do Reino de Deus.

JOVEM! Você já pensou na sua vocação de batizado?
Pelo Batismo todos nos tornamos missionários. Uns serão missionários em sua própria terra, no  ambiente onde vive; outros são chamados por Deus para oferecer sua vida para o anúncio do evangelho aos povos que ainda não foram evangelizados fora do seu pais. Voce topa este desafio?
Escreva para mim.           joaobortoloci@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário