A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho;
Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
A Campanha da Fraternidade de 2013, que
retoma o tema Juventude, se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os
com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades; entendê-los e
auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações
midiáticas; fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente
junto aos que mais sofrem com os desafios desta mudança de época e com a
exclusão social; reavivar-lhes o potencial de participação e transformação.
Esta Campanha deseja, no contexto do Ano
da Fé, mobilizar a Igreja e, o quanto possível, os segmentos da sociedade, a
fim de se solidarizarem com estes jovens, favorecer-lhes espaços, projetos e
políticas públicas que possam auxiliá-los a organizarem a própria vida a partir
de escolhas fundamentais e de uma construção sólida do projeto pessoal, a se
compreenderem como força de transformação para os novos tempos, a desenvolverem
seu potencial comunicativo pelas redes sociais em vista da ética e do bem de todos,
a assumirem seu papel específico na comunidade eclesial e no exercício do
protagonismo que deles se espera, nas comunidades e na luta por uma sociedade
que proporcione vida a todos.
Evangelizar, hoje, é uma via de mão
dupla. Saem de cena os “públicos” ou “destinatários” da evangelização para dar
lugar aos “interlocutores”. Os interlocutores da evangelização são pessoas que,
numa relação dialogal, se enriquecem pela troca de experiências. Portanto,
“escutando e compreendendo os gritos e clamores dos jovens, a Igreja é chamada
não somente a evangelizar, mas também a ser evangelizada na atualidade”.
Torna-se imprescindível, cada vez mais, caminhar com os jovens e refazer com
eles a experiência de Jesus. Na prática, isso significa que “nas atividades pastorais
com a juventude, faz-se necessário oferecer canais de participação e
envolvimento nas decisões, que possibilitem uma experiência autêntica de
corresponsabilidade, de diálogo, de escuta e o envolvimento no processo de
renovação contínua da Igreja. Trata-se de valorizar a participação dos jovens
nos conselhos, reuniões de grupo, assembleias, equipes, processo de avaliação e
planejamento”.
Para atingir tal intuito, são estes os
objetivos da Campanha da Fraternidade de 2013:
Objetivo geral:
Acolher os jovens no
contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no
seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma
sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Objetivos específicos:
1. Propiciar aos jovens um encontro
pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo
missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;
3. Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
(Introdução do texto-base CF 2013)
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