Páginas

10/03/2015

O CUIDADO DA CASA COMUM

LAUDATO SI = louvado seja 

Um olhar por inteiro

«Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?»  Este interrogativo é o âmago da Laudato si’. «Esta pergunta não toca apenas o meio ambiente de maneira isolada, porque não se pode pôr a questão de forma fragmentária», e isso conduz a interrogar-se sobre o sentido da existência e sobre os valores que estão na base da vida social: « Para que viemos a esta vida? Para que trabalhamos e lutamos? Que necessidade tem de nós esta terra?»: « Se não pulsa nelas esta pergunta de fundo,– diz o Pontífice – não creio que as nossas preocupações ecológicas possam surtir efeitos importantes».

O nome da Encíclica foi inspirado na invocação de São Francisco «Louvado sejas, meu Senhor», que no Cântico das criaturas recorda que a terra, a nossa casa comum, « se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços» (1). Nós mesmos «somos terra (cfr Gen 2,7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar e a sua água vivifica-nos e restaura-nos» (2).

Cinco elementos mais importantes para viver?

AR
         Aquecimento global

         Poluição
         Condicionadores de ar: guerras nucleares,químicas, bacteriológicas
         Alta concentração de gases
         Elevação do nível do mar
         ¼ da população vive à beira mar ou muito perto dele.
         Parte das megacidades estão situadas em áreas costeiras

ÁGUA
         Esgotamento dos recursos naturais
         Desperdício
         A pobreza da água potável, pública
         A privatização da água potável – mercado
         A qualidade da água e os pobres- diaréia, cólera, sofrimento e mortalidade infantil
         Envenenamento: cemitérios subaquáticos
         É um direito de todos
         Poderá se tornar numa das principais fontes de conflito à nível mundial.   

ALIMENTO
         Desflorestamento
         Agrotóxicos verso tecnologia
         Despedício de 1/3 dos alimentos produzidos. A comida que se desperdiça é como se fosse roubada da mesa dos pobres
         A importância de pequenos agricultores e a diversidade de produtos
         Promover uma cultura da solidariedade: há 800 milhões de famintos do mundo  

ABRIGO: CASA - TERRA - TRABALHO

         “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”, declarou, perante trabalhadores precários e da economia informal, migrantes, indígenas, sem-terra e pessoas que perderam a sua habitação.

AMOR
  • Uma «conversão ecológica» que reconheça o mundo «como dom recebido do amor do Pai». Uma espiritualidade que possa nos motivar a uma preocupação mais apaixonada para com a proteção deste nosso mundo. A espiritualidade cristã propõe um crescimento e uma realização marcados pela moderação e pela capacidade de ser feliz com pouco. O amor, que transborda com pequenos gestos de carinho mútuo, também é civil e político, e faz-se sentir em toda ação que busca construir um mundo melhor.

Apelo do Papa Francisco proteger a nossa casa comum

“Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade no âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos ‘guardiões’ da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo!”.

Dez eixos importantes da Encíclica Laudato si: O cuidado da casa comum

1- A relação íntima entre os pobres e a fragilidadde do planeta
         “Hoje não podemos deixar de reconhecer que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente, para ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres (n. 49)
         Os jovens exigem de nós uma mudança: como construir um futuro melhor sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos.

2- A convicção de que tudo está estreitamente interligados no mundo


3- A crítica do novo paradigma e das formas de poder que deriva da tecnologia
         São precisamente as lógicas de domínio tecnocrático que levam a destruir a natureza e explorar as pessoas e as populações mais vulneráveis. «O paradigma tecnocrático tende a exercer o seu domínio também sobre a economia e a política» (109), impedindo reconhecer que «o mercado, por si mesmo[...] não garante o desenvolvimento humano integral nem a inclusão social» (109).
   
4- O convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso
         Em uma declaração ousada, Francisco afirma na Carta que “toda a pretensão de cuidar e melhorar o mundo requer mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder, que hoje regem as sociedades”. Para ele, o progresso humano autêntico possui um carácter moral e pressupõe o pleno respeito pela pessoa humana, mas deve prestar atenção também ao mundo natural.
4- O convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso
         Em uma declaração ousada, Francisco afirma na Carta que “toda a pretensão de cuidar e melhorar o mundo requer mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder, que hoje regem as sociedades”. Para ele, o progresso humano autêntico possui um carácter moral e pressupõe o pleno respeito pela pessoa humana, mas deve prestar atenção também ao mundo natural.
5- O valor próprio de cada criatura
         O Papa vai lembrar que é próprio da fé cristã olhar a criação não como acaso, mas como algo que tem início, a presença da ação criadora de Deus, uma finalidade, e a presença da ação de Deus ao longo de todo o processo humano. Ver a criação como um gesto de amor de Deus. O sentido é o amor, o convívio, o respeito, e a contemplação, que é um convite do Papa, não a dominação e a manipulação, mas a contemplação. Não dominar, mas cultivar, guardar, zelar, proteger.
6- O sentido humano da ecologia
         O coração da proposta da Encíclica é a ecologia integral como novo
paradigma de justiça; uma ecologia «que integre o lugar específico que o ser humano ocupa neste mundo e as suas relações com a realidade que o circunda» (15). De fato, «isto impede-nos de considerar a natureza como algo separado de nós ou como uma mera moldura da nossa vida» (139). Isto vale, por mais que vivemos em diferentes campos: na economia e na política, nas diversas culturas, em particular modo nas mais ameaçadas, e até mesmo em cada momento da nossa vida cotidiana.
7- A necessidade de debates     sinceros e honestos
         Empreender em todos os níveis da vida social, econômica e política um diálogo honesto, que estruture processos de decisão transparentes, e recorda (cap. 6) que nenhum projeto pode ser eficaz se não for animado por uma consciência formada e responsável, sugerindo idéias para crescer nesta direção em nível educativo, espiritual, eclesial, político e teológico.
8- A grave responsabilidade da política internacional e local
  • Adotar algumas medidas urgentes, entre elas: uma politica que não se submeta à economia; acordos internacionais que não fiquem no papel, mas sejam eficazes; o equilíbrio entre a soberania de cada pais e a questão global; a preocupação diante dos estados enfraquecidos; a questão dos oceanos; a transparência nos processos políticos e, sempre, estudos prévios sobre impactos ambientais.
9- A cultura do descarte
  • Centrada exclusivamente em si mesmo e no próprio poder. Deriva então
    uma lógica do «descartável» que justifica todo tipo de descarte, ambiental ou humano que seja, que trata o outro e a natureza como um simples objeto e conduz a uma miríade de formas de dominação. É a lógica que leva a explorar as crianças, a abandonar os idosos, a reduzir os outros à escravidão, a superestimar a capacidade do mercado de se autorregular, a praticar o tráfico de seres humanos, o comércio de peles de animais em risco de extinção e de “diamantes ensanguentados”. É a mesma lógica de muitas máfias, dos traficantes de órgãos, do tráfico de drogas e do descarte de crianças porque não correspondem ao desejo de seus pais. (123)
10- Proposta de um novo estilo de vida
  • Francisco faz propostas ousadas para tentar superar essa crise atual e
    pede uma “corajosa revolução cultural”. Entre elas, uma cultura ecológica, como proposta de superação do paradigma tecnológico, baseada em uma mudança de mentalidade. Ele propõe um ousado programa de “Ecologia e Desenvolvimento”, em que afirma ser preciso encontrar um equilíbrio, reduzir o ritmo de produção e consumo e dar lugar a outra modalidade de progresso e desenvolvimento. A partir da ecologia, encontrar outro modo de compreender a vida, o progresso e o desenvolvimento.
  • O Papa Francisco cita a Amazônia na Laudato Si, e reconhece a importância da preservação dela para o futuro da humanidade. ‘Deus perdoa sempre, nós pessoas humanas algumas vezes, a natureza, nunca’


SÃO GUIDO MARIA CONFORTI E A  ECOLOGIA?


Ele fala de três Livros:
  1. O Universo: como o  grande  Livro da Natureza
  2. O Crucificado como  o grande  Livro da Missão
  3. A Palavra de Deus: como o grande Livro Santo

O mundo, o universo é um grande livro, fiel expressão do pensamento de Deus. Precisamos ter uma fé viva que nos leve a: “ver Deus, amar Deus, procurar Deus em tudo, aguçando em nós o desejo de propagar em toda parte o seu Reino”  (CT 10).
O mundo visível é a casca transparente de um mundo invisível. Para ele, Deus está perto, está longe, está em cima, está no interior, está em qualquer lugar. Observe  as estrelas, o fogo, a água, a luz, a noite, a tempestade ... Lá está Ele: DEUS! Está ao nosso redor, com seu calor que nos anima. Está dentro de nós, no ar que nos faz viver. Ele escuta tudo, tanto os cantos sublimes dos serafins, como os alegres gorjeios do sabiá, o zumbido da abelha.Escuta o rugido do leão, o sussurro do riacho,
o bramido do mar e o balançar da folha. Ele vê todo o sol que  ilumina o universo. Vê o inseto escondido na grama ou entre os ramos das árvores, o peixe perdido nos abismos do oceano. Sabe das necessidades do passarinho, que abre o bico esperando o alimento.Ele conhece nossos desejos, nossas necessidades; nutre, esquenta, veste e protege tudo que respira. Ele é nosso Pai. Poderia um dia nos esquecer?
 
FELIZES OS APAIXONADOS 
Paixão pela Vida
Paixão por Cristo
Paixão pela Humanidade
Paixão pela Natureza
Paixão pela Missão

Porém, os animais que mais gozavam da simpatia de Guido eram os passarinhos do céu e os filhote em seus ninhos e as rãs do canal. Em suas catequeses quando bispo voltava frequentemente a esta imagem: o universo é um livro, precisamos aprender a ler esta maravilhosa mensagem do amor de Deus: Pai Filho e Espírito Santo. O sol que nasce, aquece e ilumina o mundo todo, as estrelas que brilham na noite, a flor que desabrocha, não falam, não fazem barulhos, no entanto “seu som ressoa e se espalha por toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz” (Sl 19).
Guido Maria Conforti comenta: «Todos os seres  nos convidam a prestar honra e glória ao nome daquele Deus, do qual todos procedem. O universo é um discípulo que responde, um missionário que anuncia.

Oração do Papa Francisco pela nossa terra

Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas, Vós que envolveis com a vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor para cuidarmos da vida e da beleza. Inundai-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém. Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os
abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos vossos olhos. Curai a nossa vida, para que protejamos o mundo e não o depredemos, para que semeemos beleza e não poluição nem destruição. Tocai os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos pobres e da terra. Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta pela justiça, o amor e a paz. 

Atenção: Este texto foi a reflexão feita na assembléia dos Leigos Xaverianos do Estado de S. Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário