Páginas

2/08/2016

TEMPO FAVORÁVEL DE CONVERSÃO

QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Com a Quarta feira de Cinzas a Igreja inicia o tempo da Quaresma. Quaresma vem do nº. 40 e significa muitas coisas na Bíblia. Em geral tem sentido de preparação em vista de um grande acontecimento.
Ø      40 dias e 4º noites foi a duração do dilúvio, tempo para a destruição do pecado e de formação de uma nova humanidade a partir de Noé.
Ø      40 anos o povo de Deus caminhou no deserto se preparando para entrar na terra prometida e viver segundo o projeto de Deus.
Ø      40 dias foi a duração da penitência imposta ao povo de Nínive para receber o perdão de Deus.
Ø      40 dias Moisés permaneceu no monte Sinai para receber os mandamentos a fim de guiar o povo de Deus.
Ø      40 dias e 40 noites esteve Jesus jejuando no deserto  antes de começar sua missão do anúncio do Reino de Deus,
Ø      40 dias é o temo que  a Igreja colocou para nossa preparação em vista da maior celebração do cristianismo: a Páscoa da Ressurreição do Senhor.


Junto com a Quaresma, a Igreja do Brasil vem desde 1964, integrando a Campanha da Fraternidade com  um Tema e Lema para nos ajudar a vivenciar bem este tempo para que os três desafios: Esmola, oração e jejum possam ser bem concretos e nos ajude a colaborar na construção de um mundo novo baseado na justiça e no amor.

A Campanha da Fraternidade deste ano será Ecumênica e tem como tema Casa comum, nossa responsabilidade e como lema Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5.24).
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE/2016) terá início na Quarta-feira de Cinzas, 10 de fevereiro, e prosseguirá até Domingo de Ramos, 20 de março.

Este ano, a Campanha da Fraternidade é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). A proposta está em sintonia com a Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si”, que visa o aprofundamento, com a sociedade, de questões como o saneamento básico, a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.

A encíclica do Papa Francisco Laudato Si, O Mundo como nossa Casa comum, é uma verdadeira cachoeira de água límpida despejada na imundície em que se tornou o mundo afetado pela ganância e pela cultura da morte. Com Laudato Si o Papa fala ao mundo que está colocando a sua Igreja, mais uma vez, “em saída” para curar as feridas e as fragilidades de um mundo enfermo. Fazer-nos a todos, missionários de uma nova humanidade, recriada à luz da sabedoria divina, é o que  podemos esperar deste grande presente que nos oferece o Papa Francisco.

joaobortoloci@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário