Páginas

10/29/2016

"HOJE A SALVAÇÃO ENTROU NESTA CASA"

A misericórdia de Deus e a gratidão do pecador (Lc 14,1.7-11)
O Evangelho de hoje nos mostra assim uma pessoa que só quis encontrar, com seu olhar, o olhar de Jesus: Zaqueu, o chefe dos publicanos, aqueles corruptos que, por comissão, cobravam taxas para o imperialismo estrangeiro… Hoje em dia enfrentariam a operação “Lava Jato”.
Mas Zaqueu… Encontrando seu olhar, Jesus se convida a si mesmo para jantar em sua casa. A vida de Zaqueu se transforma. Converte-se, doa a metade de seus bens, restitui em quádruplo o que extorquiu (a lei romana obrigava a restituir o dobro).
Jesus veio para este encontro. Veio procurar o que estava perdido, e foi um grande dia para ele: Deus se revelou maior que o pecado.
Para nós, esse Evangelho traz muita esperança. Significa que as pessoas não devem ser, sem mais, identificadas com seu pecado, com o sistema injusto no qual estão funcionando, com o imperialismo romano cobrando impostos por franquia (os publicanos) ou com qualquer outro sistema. Sabemos hoje cientificamente o que sempre se soube intuitivamente: não basta converter as pessoas, é preciso transformar as estruturas. Mas o inverso é válido também. Jesus mostra que a conversão da pessoa abala também a estrutura iníqua, pois esta teve de largar sua presa! A conversão de um pecador significa que alguém escapou do sistema do mal; é sinal do novo
céu e da nova terra que estão por vir.
Em nossas comunidades, existem dois perigos opostos, ambos muito prejudiciais. Ou se condenam pura e simplesmente os ricaços e burgueses como inúteis para a Igreja dos pobres, ou se coloca todo o peso nos problemas e nas conversões individuais, sem que isso chegue a atingir a realidade social. Cada verdadeira conversão individual, tanto de um pobre como de um ricaço, mexe com as estruturas do mal e torna o reino de Deus mais próximo.

E o papel da comunidade em tudo isso é: provocar o encontro do pecador com Jesus – ajudar Zaqueu a subir na árvore. E Jesus o fará descer para o encontro: “Hoje a salvação entrou nesta casa”.
( Mensagem tirada da Revista Pastoral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário