Páginas

11/05/2016

FESTA DE TODOS OS SANTOS

BEM-AVENTURADO QUEM BUSCA A SANTIDADE! (MT 5,1-12a)

        Hoje a Igreja está celebrando a festa de todos os santos. Pelo batismo todos nós recebemos a semente da santidade para ser desenvolvida durante a nossa vida. Jesus nos disse:”sede santos como o Pai do céu é santo. Esta é a nossa grande vocação: sermos santos. Porém para que isto se realize é preciso assumirmos a missão que vem do nosso batismo e que o Documento de Aparecida falou muito bem: sermos discípulos missionários de Jesus Cristo.
        O Evangelho de hoje, falando das Bem-aventuranças, coloca para nós alguns caminhos que nos conduzem à santidade. Basta caminharmos por eles.

1- Bem aventurados  os pobres em espírito porque deles é o reino dos céus. Pertencemos a Deus. Ser pobre em Espírito é não colocar a minha confiança
no dinheiro, no prazer e no poder deste mundo, mas em Deus. É sentir-me dependente de Deus. A minha alma tem sede de vós... é ter a certeza de que somente em Deus encontrarei a minha libertação.

2- Bem aventurados os aflitos porque serão consolados. É um convite à  Solidariedade. Ser aflito é ser solidário com a situação dos irmãos sofredores; é participar desta aflição; é buscar saídas, soluções... Eu vi...ouvi e desci para libertá-los....

3- Bem aventurado os mansos, porque possuirão a terra. Precisamos ter capacidade de sonhar. Ser manso é não se desanimar na luta por um mundo mais justo; é perseverar e se comprometer em comunidade na busca de
soluções para os seus problemas. É acreditar que um mundo novo é possível e sonhar os sonhos de Deus.

4- Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados. Deus nos quer pessoas honestas e não corruptas. Jesus pede aos seus discípulos algo exigente para entrar no Reino: “se a justiça de vocês não superar a dos doutores da lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos céus... busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e Deus dará a vocês em acréscimo todas essas coisas (MT 6,33). Diante disso perguntamos: o que é mais importante em minha vida, em nossa comunidade? Que lugar ocupa a busca do Reino e sua justiça?

5- Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Sermos pessoas de compaixão. Ser misericordioso é a opção para quem
entra na dinâmica do Reino de Deus. Ter misericórdia, compaixão daquele que precisa de mim, apoio, conselho, palavra de conforto. É ser como bom samaritano.

6- Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. A vocação dá o sentido para a nossa vida. O coração é o lugar das grandes decisões de nossa vida. Por isso deve estar puro de todo sentimento egoísta, de todo mal. Precisamos ver, ouvir e responder com o coração o chamado de Deus.

7- Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Ser construtores de paz é nossa missão. A paz não é algo só pessoal mas social e comunitário. Ela exclui toda injustiça, opressão,
violência... onde há violências, injustiças e opressão é porque ainda não reina a paz.

8- Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus. Somos chamados ao profetismo. Quem quiser seguir Jesus de verdade vai encontrar perseguição, sofrimento. Esta foi a marca de Cristo e dos cristãos comprometidos com a palavra dele. O mundo e a Igreja precisa de discípulos missionários profetas e profetisas do Reino de Deus, corajosos nos anúncio do evangelho e na denúncia de tudo aquilo que vai contra o projeto do Reino de Deus. Quem nunca foi perseguido é porque ainda não chegou a ser profeta.

9- Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céusA cruz é um convite à perseverança. Dom Helder Câmara nos deixou um grande testemunho de profetismo, de perseverança e amor. Encerro esta minha reflexão com esta frase dele: “Graça divina é começar; Graça maior é persistir na caminhada, mas a Graça das Graças é não desistir nunca.

“Sede Santos como o Pai do Céu é Santo”!


Joaobortoloci@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário