COMPONENTES EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO XAVERIANA
58- Dimensão espiritual e humana
Nosso projeto educativo toma Cristo, homem perfeito, como seu modelo de vida. Visa a formação integral e harmônica de pessoas animadas por uma fé viva como amizade com o Senhor, a capacidade de ler elementos de vida à luz do Evangelho, inabalável esperança em nosso compromisso apostólico e um amor engajado que leva até a completa doação de si mesmo.
Estes dons da graça encontram sua raiz em uma personalidade dotada de caráter equilibrado, lealdade, serenidade, criatividade, altruísmo, e capacidade de ouvir, acolher e partilhar.
59- Discernimento vocacional
A vocação missionária exige uma sólida base humana e aptidões intelectuais, espirituais e apostólicas que gerem esperanças de um crescimento contínuo conduzindo a uma feliz realização pessoal. Este crescimento do candidato deve ser aferido em cada etapa do processo educativo.
59.1 Diálogo e direção espiritual
Uma vez que o caminho rumo à plena maturidade em Cristo é pessoal e diferenciado, o diálogo formativo e a orientação espiritual são instrumentos indispensáveis deste processo, revestindo-se de particular importância para um discernimento sério da vocação.
60 - Estruturas para a formação
A preparação para a vida de missão exige que a formação xaveriana se realize em estruturas e ambientes adequados. Estes devem facilitar um estilo de vida sóbrio, criar uma atmosfera formativa exigente, que inclua o trabalho braçal e a solidariedade ativa para com as pessoas e grupos em situações sociais e eclesiais difíceis.
60.1 Ambientes e estruturas
Possíveis formas concretas de estruturas e ambientes educativos para tal finalidade são: os pequenos grupos, a comunidade internacional, os estudos a serem concluídos nas missões e a experiência pastoral nas missões, que as Regiões poderão adotar a seu critério.
60.2 Revisão dos processos e das estruturas educativas
Uma avaliação e revisão dos processos e das estruturas educativas deverá ser feita, periódicamente, nos diversos níveis da comunidade xaveriana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário