Páginas

5/06/2016

UMA IGREJA EM SAÍDA MISSIONÁRIA

FESTA DA ASCENSÃO DO SENHOR

        É a festa dos Teófilos ( “amigos de Deus”). Um convite para seguir o caminho de Jesus, olhando para o futuro e entregando-nos à realização  do projeto de salvação e libertação, que Ele veio apresentar e passou para as mãos da Igreja, animada pelo Espírito Santo.

1- Festa da plenitude da páscoa

Os relatos da ascensão do Senhor não querem indicar o afastamento de Jesus deste mundo. Querem, sim, revelar plenamente quem é Jesus, conforme já anunciado nas Sagradas Escrituras: o Messias sofredor que é glorificado. Revelam também que a missão de Jesus deve ser continuada pelos seus discípulos. O Espírito Santo, promessa de Deus, é a força do alto que revestirá os discípulos missionários. Sem essa força, prevalecem os interesses próprios e as ambições de poder. Confessar a fé em Jesus que morreu, ressuscitou e subiu ao céu é voltar o olhar para a realidade deste mundo e comprometer-se com sua transformação.

2- Festa missionária

É o TÉRMINO da missão terrena de JESUS, embora continue sua atuação
mediante o Espírito Santo...É o INÍCIO da missão da IGREJA: Ela deve continuar o que Ele começou. Jesus lhes anuncia o que o Pai prometeu: a força do alto. Enquanto isso não acontece, pede-lhes que permaneçam em Jerusalém para que sejam revestidos da força do alto para que sejam minhas testemunhas até os confins da terra. O Documento de Aparecida nos diz: como Igreja de Jesus Cristo, precisamos passar de uma Igreja de Batizados para uma Igreja de discípulos missionários e o Papa Francisco completa: “Uma Igreja em saída missionária.

3- Festa da esperança


Nós saímos de Deus para um dia voltarmos a ele... É a fascinante vocação da pessoa humana, elevar-se, emigrar para um mundo novo...É um movimento para o alto, um impulso para o infinito... uma procura da vida que não tem fim... E Jesus, que se eleva, nos convida para esta aventura maravilhosa.   "Subiu não para se afastar da nossa humildade, mas para nos dar a esperança  de que um dia iremos ao seu encontro, onde ele nos precedeu.

4- Festa da benção e da adoração

É em Betânia que ele os abençoa enquanto se eleva ao céu. As pessoas aí abençoadas tornar-se-ão portadoras da bênção divina a todos os povos. Na carta aos Efésios o apóstolo nos diz: O conhecimento de Deus dá-se por sua graça. É ele que nos concede “o espírito de sabedoria e de revelação”; é ele que “ilumina os olhos do coração” para compreendermos “a extraordinária grandeza do seu poder para nós” manifestada em seu Filho, Jesus Cristo.

5- Festa da unidade dos cristãos

Nesta semana, situada entre as festas de Ascensão e Pentecostes,
celebra-se no Brasil a “semana de oração pela unidade dos cristãos”, com o tema: “Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor ( 1 Pedro 2,9) . Participar desse grande mutirão em favor da unidade das Igrejas cristãs é expressão concreta de pertença ao Corpo de Jesus e de edificação do seu reino de fraternidade no mundo. Jesus Cristo e a Igreja formam um corpo. Ter essa consciência implica cuidar uns dos outros com muito carinho e respeito. Significa responsabilizar-se pela promoção da vida, dando prioridade aos membros que sofrem. Significa acolher os que são diferentes, sem julgamentos superficiais, mas exercitando o diálogo e a mútua compreensão, vivendo o ecumenismo. O alto feito do Senhor, é este : é o seu amor que faz tremer a terra, rolar as pedras, nos liberta e nos chama para fora, na manhã de um novo dia. Então, nesta nova aurora, somos unidos aos nossos irmãos e irmãs que também foram aprisionados e sofreram.E, como Maria Madalena, temos que “deixar com prontidão” este grande momento de alegria para anunciar aos outros o que o Senhor fez.


6- Festa do Dia mundial das comunicações sociais e dia das mães

O Ano Santo da Misericórdia convida-nos a refletir sobre a relação entre a comunicação e a misericórdia com o tema: «Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo».Com efeito a Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir. Aquilo que dizemos e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos. O dia das mães nos convida a viver esta dimensão fundamentada no amor. O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus.


A comunicação, os seus lugares e os seus instrumentos permitiram um alargamento de horizontes para muitas pessoas. Isto é um dom de Deus, e também uma grande responsabilidade. Gosto de definir este poder da comunicação como «proximidade». O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo na medida em que gerar uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa. Num mundo dividido, fragmentado, polarizado, comunicar com misericórdia significa contribuir para a boa, livre e solidária proximidade entre os filhos de Deus e irmãos em humanidade.

7- Festa da misericórdia

É o “anúncio da conversão e do perdão dos pecados a todas as nações”.
A Ascensão de Jesus é o preparo da nossa Ascensão: "Vou preparar um lugar para vocês...", disse Jesus aos Apóstolos. Jesus preparou esse lugar, voltando para o Pai...   Compete agora a nós conquistar esse lugar... E nós enquanto aguardamos a nossa Ascensão, não podemos ficar de braços cruzados, apenas olhando para o céu. Pelo contrário, devemos cumprir a ordem deixada por Cristo: "Vocês serão as minhas testemunhas..." Como o Pai me ama, assim também Eu vos amei!” João 15,9 ; “Como o Pai me enviou, assim também Eu vos envio!” João 20,21. O Papa Francisco nos convida a sermos missionários da misericórdia. Ser Missionários da Misericórdia “exige de nós que sejamos em primeira pessoa testemunhas da proximidade de Deus e de seu modo de amar”. 

joaobortoloci@bol.com.br


Um comentário:

  1. Padre hipócrita, em sua paróquia maltrata as pessoas e grita com eles, será que o papa Francisco faz o mesmo?

    ResponderExcluir