BENDITO
AQUELE QUE VEM EM NOME DO SENHOR! (MT 21,1-12)
Neste primeiro dia da Semana Santa,
com certeza não há comunidade no Brasil que não celebre, com muito entusiasmo,
a comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém. Organizam-se caminhadas e
encenações, e muitas pessoas fazem questão de levar alguns ramos abençoados
para a casa.
Porém é muito
importante resgatar o verdadeiro sentido da entrada de Jesus em Jerusalém, para
que possamos celebrar a festa com mais profundidade. O próprio Evangelho de
Mateus nos dá uma dica, quando no v. 5 cita o profeta
Zacarias. Pois Jesus,
escolhendo entrar na capital desta maneira, estava fazendo uma releitura de
Zacarias 9,9-10. O profeta (conhecido como Segundo Zacarias, pois os capítulos
9-14 do livro são pós-exílicos) vivia numa situação de grande opressão e
pobreza, quando a Palestina e o seu povo eram dominados pelo Império Grego,
depois de Alexandre Magno. O profeta procura animar o seu povo oprimido, manter
viva a chama de resistência através da esperança na chegada de um Messias
libertador. Ele teria três grandes características: seria rei (9,9-10), bom
pastor (11,4-17) e “transpassado”(12,9-14).
Portanto,
quando Jesus e os seus discípulos fizeram a sua entrada em Jerusalém, era uma
maneira forte de proclamar a chegada do Messias, do Rei esperado pelos pobres
de Javé. Era gesto profético de esperança, algo tão necessário no ministério
das Igrejas hoje, infelizmente muito marcadas pela ameaça, frequentemente com
mais enfâse sobre o mal do que sobre o bem, de uma suposta dominação de
“demônios” e não pela certeza da vitória da graça e da redenção.
Mas o rei
anunciado por Zacarias e realizado em Jesus era bem diferente dos
reis dos países de então. Enquanto estes faziam questão de apresentar-se publicamente com toda a pompa, montados sobre cavalos imponentes, o rei esperado por Zacarias iria entrar em Jerusalém montado em um jumento – o animal do pequeno agricultor. Pois o seu reino seria, não de dominação, opulência e opressão, mas de paz, de justiça e de solidariedade: “Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho duma jumenta. Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém; quebrará o arco de guerra. Anunciará a paz a todas as nações, e o seu domínio irá de mar a mar” (Zc 9,9).
reis dos países de então. Enquanto estes faziam questão de apresentar-se publicamente com toda a pompa, montados sobre cavalos imponentes, o rei esperado por Zacarias iria entrar em Jerusalém montado em um jumento – o animal do pequeno agricultor. Pois o seu reino seria, não de dominação, opulência e opressão, mas de paz, de justiça e de solidariedade: “Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho duma jumenta. Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém; quebrará o arco de guerra. Anunciará a paz a todas as nações, e o seu domínio irá de mar a mar” (Zc 9,9).
A entrada em
Jerusalém de Jesus era verdadeiramente uma entrada triunfal – mas do triunfo de
Deus, do Messias dos pobres e justos, bem como uma viravolta nos valores da
sociedade. Era a rejeição dos valores opressivos dos reinos mundanos e, ao
mesmo tempo, era a celebração de Javé, o Deus libertador que “ouve o clamor dos
pobres e sofridos” (cf. Ex 3,7). Celebrar a memória deste evento no Domingo de
Ramos deve levar-nos a um compromisso maior com a construção de um mundo de paz
verdadeira, fruto de justiça, partilha e solidariedade. Quando falamos da
entrada triunfal, lembremo-nos que ela é o triunfo da fraqueza de Deus, de sua
Cruz, do seu projeto do Reino, pois como disse Paulo, “a loucura de Deus é mais
sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os
homens”(1Cor 1,25). Cuidemos de não
transformar a celebração litúrgica em folclore, centrada na figura do celebrante, glorificando o poder e a dominação, fazendo o que fizeram em Jerusalém, conforme o hino: “Queriam um grande Rei que fosse forte, dominador e, por isso, não creram nele e mataram o Salvador”. A celebração de Domigo de Ramos é realmente uma vitória, mas uma vitória que vem de fidelidade ao projeto de Deus, no seguimento de Jesus até a Cruz e a Ressurreição.
transformar a celebração litúrgica em folclore, centrada na figura do celebrante, glorificando o poder e a dominação, fazendo o que fizeram em Jerusalém, conforme o hino: “Queriam um grande Rei que fosse forte, dominador e, por isso, não creram nele e mataram o Salvador”. A celebração de Domigo de Ramos é realmente uma vitória, mas uma vitória que vem de fidelidade ao projeto de Deus, no seguimento de Jesus até a Cruz e a Ressurreição.
Evitemos
criar uma caricatura de Jesus como Rei poderoso, conforme os padrões da nossa
sociedade, e procuremos recuperar a finalidade da ação profética de Jesus, isto
é, reacender a esperança das pessoas excluídas, marginalizadas, pobres e
oprimidas, assumindo cada vez mais ações concretas na busca da construção da
“Terra Sem Males”. É um desafio muito grande para quem tem qualquer
ministério de liderança nas Igrejas, ordenado ou não, pois o nosso modelo é o
“anti-rei”, Jesus de Nazaré, e não as autoridades pomposas deste mundo.
Tomaz Hughes
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